Educação

Prezado Visitante, a página EDUCAÇÃO EM ARTE é dedicada a todos e especialmente aos professores dos segmentos diversos. O nosso objetivo é trazer propostas de práticas educativas vivenciadas em espaços culturais. Refletir sobre estas diferentes propostas realizadas em Instituições com perfis diferentes e suas relações com as escolas. Assim, pretendemos pensar a relação Práticas-Instituições-Escolas na formação integral do indivíduo. A participação do Visitante é importante na construção deste espaço. E-mail artebr.joaquim@gmail.com

PROPOSTAS DE PRÁTICAS E ATIVIDADES EDUCATIVAS  [PDF]

Atividade I – Reflexão sobre a relação Fotografia e Pintura – Curso de Graduação

Atividade II – Reflexão sobre fotografia brasileira – Curso de Graduação.

Como fazer animações

MUSICANDO ESPECIAL

PRÁTICA EDUCATIVA 1 – Texturas de Anita

 

PRÁTICA EDUCATIVA 2

TÍTULO: “MUSICANDO ESPECIAL” – (28/11/2010-CCBB-RJ).

RESUMO: Está prática foi realizada pela equipe de arte educação do CCBB EDUCATIVO – Rio de Janeiro por ocasião do III FIM DE SEMANA ESPECIAL NO CCBB de 27 a 28 de novembro de 2010.

PÚBLICO-ALVO:

  • Aberto ao público interessado em geral.

MEDIADORA: Álea Santos de Almeida.

Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é arte-educadora do Programa Educativo do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Desenvolve pesquisa que investiga as relações entre as artes visuais e a linguagem musical. A partir de seu trabalho diário de atendimentos de grupos escolares e do público expontâneo do CCBB, iniciou também um estudo a respeito das relações entre a educação formal e a educação não-formal do museu.

MATERIAL:

  • Prancha com reprodução impressa de pinturas do artista Wassily Kandinsky. (1866-1944).
  • Vídeo de peças musicais clássicas;
  • Pequenas texturas com formas quadradas e circulares;
  • Placas de Metal e Micro system.

DESENVOLVIMENTO:

A prática foi desenvolvida dentro do laboratório do CCBB-Educativo do Rio de Janeiro. Ao iniciar a atividade prática, a mediadora fez o acolhimento dos participantes sentados em semicírculo. Buscou estimular a “audição tátil” e “audição visual” dos participantes. Incialmente, estimulou a “audição visual” a partir da leitura dos elementos visuais da pintura de Wassily Kandinsky (cores, texturas e formas). Em seguida, passou a estimular a “audição tátil” com pequenas texturas recortadas com materiais, formas e cores diferentes. Dando continuidade, estimulou os participantes com a apresentação de vídeo com peça musical clássica (sem som), onde provocou os participantes a investigarem as características da música a partir dos movimentos executados pelos músicos, pelo regente e pelo público, além pulsação luminosa das luzes instaladas no palco para facilitar a apreciação de espectadores surdos (no vídeo). Finalizando, com auxilio de placas de metal e Micro System, a arte-educadora procurou estimular a audição tátil a partir da vibração de sons sobre placa de metal.

OBJETIVO:

Experimentar a possibilidade de perceber os sons através de cores, texturas, formas e vibrações. Estimulnado nos participantes novas formas de escuta a partir da visão e do tato. É um convite a ouvir não ouvindo.

REFERENCIAS BIBLIOGÁFICAS

Folder do III FIM DE SEMANA ESPECIAL DO CCBB

Documento Eletrônico:

http://onework.ru/kandinsky-wassily-1866-1944/wassily-kandinsky-27/#respond

Deixe um comentário